8 de julho de 2004

Pop Gun War. Farel Dalrymple (Dark Horse)


A Dark Horse parece lentamente apostar – voltando aos seus tempos primeiros – na edição de autores mais independentes e relativamente desconhecidos. Dalrymple contou com o apoio da Xerix Foundation para esta edição que colecciona a sua publicação pop gun war, que saíra pela Cryptic Press/Absence of Ink. Já Diana Schutz o tinha convidado para a antologia Happy Endings, revelando alguma relação com esta editora.
Dalrymple faz parte de uma geração de autores de banda desenhada norte-americanos (e de outros países) que se inscreve na tendência geral de utilizar um certo realismo maravilhoso nas suas histórias: tal como nos livros dos irmãos Hanuka, como disse atrás, também aqui está presente o espectro que anima escritores como Etgar Keret, Murakami, Auster. Este último é possível que seja uma forte influência, já que a cidade em que a acção de p.g.w. se inscreve – e a sua topologia, personagens, ambientes exteriores e interiores -, recorda uma Nova Iorque transmutada pelo onírico e o absurdo, que no fim de tudo, revela os mais sensíveis dos sentimentos: o medo, as incertezas da adolescência, a amizade, a coragem, tal como a prefaciadora do livro indica. Vejamos se a continuação desta saga leva a um maior aprofundamento das suas personagens ou algum nível de desenlace, já que este volume apenas parece colocar-nos as questões e pouco mais. Posted by Hello

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